Bem vindo(a)

Faça uma boa limpeza em sua caixa d’água

Data

Fazer uma boa limpeza em sua caixa d’água exige alguns cuidados e atenção. Geralmente localizadas em locais altos, a caixa d`água acumula uma grande quantidade resíduos em seu fundo (por conta de manutenções que ocorrem na rede publica, ou mesmo, quando capitada em poços e lagos) e isso, além de mudar as características da água (o sabor por exemplo), diminui a vida útil de equipamentos como chuveiros e maquinas de lavar.

Uma boa limpeza além de eliminar os resíduos de barro que acumulam no fundo por conta das manutenções na rede publica, ou mesmo, da capitação através de poços, das sujeiras, as caixas de água devem estar totalmente isoladas do ambiente externo, afinal, podem juntar mosquitos da dengue ou outros tipos de larvas.

O tempo de limpeza da caixa poderá variar bastante conforme, tudo irá depender da qualidade da sua água, porém quando não for utilizado algum filtro para fazer a pré-filtragem recomendamos que a limpeza seja feita ao menos duas vezes ao ano.

Programe um dia livre para fazer uma a limpeza em sua caixa d’água, pois assim a sua saúde e de sua família será garantida, assim como equipamentos. Não se esqueça de tomar cuidado ao subir no telhado, não improvise – utilize uma escada firme e resistente e preste muita atenção ao subir e principalmente ao descer.

Acompanhe a seguir como fazer uma boa limpeza em sua caixa d’água sem a necessidade de contratar ninguém especializado no assunto. Leia a matéria até o final e economize:

Como fazer uma boa limpeza em sua caixa d’água

Uma boa limpeza em sua caixa d’água exige tempo e disponibilidade para realiza-la. É importante não fazer este serviço com pressa, afinal a saúde de sua família está em jogo. Acompanhe o passo a passo e aprenda ainda mais:

  • Feche o registro de água com antecedência

Para começar com a sua limpeza na caixa d’água, não deixe de fechar o registro de água horas antes de inciar a limpeza e de forma que sua maior parte seja utilizada e não descartada.
Assim, não será possível que a água continue caindo na reserva de sua casa ou ocorra desperdiço.

Espere alguns minutos até que a circulação de água em sua casa tenha realmente cessado e suba com os seguintes materiais

  • Materiais necessários para limpeza da caixa d`água.
    • Um balde com alça;
    • Vassoura nova e devidamente higienizada;
    • Uma esponja ou escova de lavar roupa nova
    • Uma lanterna (caso a caixa esteja abaixo do telhado);
  • Tome cuidado ao subir no telhado.

O próximo passo é subir no telhado. Pegue uma escada e com atenção a posicione da melhor maneira para atingir o local da caixa de água. Se você tiver medo de altura, vale a pena contratar um profissional para fazer este serviço para você – não se arrisque. Não tente subir a escada segurando ao mesmo tempo os materiais de limpeza, coloque-os dentro de um balde, amarre uma corda nele e puxe o balde após subir no telhado.

  • Esvazie a sua caixa d’água

Peça para alguém deixar as torneiras ligadas e dar muitas descargas. Isso fará com que a caixa d’água se esvazie e você possa finalmente continuar a sua limpeza.

  • Deixe um palmo de água para você esfregar

Assim que a caixa d’água começar a ficar fazia, fique atento para que ela não esvazie completamente. Você precisará de pelo menos um palmo de água para que possa começar a efetuar a limpeza.

Com uma vassoura nova ou até mesmo com uma esponja de lavar roupa, comece a esfregar todo o interior da caixa, principalmente no fundo, onde ficam as maiores sujeiras. Não coloque nenhum tipo de sabão ou produto, utilize somente a água ali existente.

Limpe apenas com água e não deixe que fique nenhuma sujeira nas paredes da caixa. Repita o processo de limpeza e descarte da água somente quando todo o limo e detritos saiarem.

  • Retire a sujeira com baldes e panos

Assim que você terminar de limpar, basta que você pegue um balde e comece a jogar fora toda a água suja. Com cuidado, retire todo o líquido e não deixe nenhum resquício de sua limpeza.

Depois de ter retirado toda a sua água, é hora de finalizar com um pano limpo. Passe algumas gotinhas de cloro para tirar qualquer tipo de impureza que esteja na caixa d’água. Assim que finalizar o processo, abra o registro, espere encher e pode usar a água normalmente.

Gostou de saber como fazer uma boa limpeza em sua caixa d’água? Não deixe de tomar os devidos cuidados, sempre com muita atenção ao subir e descer do telhado. Não se esqueça de retirar toda a sujeira com baldes e finalizar com o cloro para acabar com qualquer tipo de bactéria.

Viu como é simples fazer uma boa limpeza em sua caixa d’água? Não deixe de clicar aqui e saiba mais sobre os 12 benefícios de consumir mais água em seu dia a dia. Curta a nossa página e receba mais dicas.

Para Você

Receba ofertas e descontos especiais, cadastre-se